segunda-feira, 9 de março de 2009

Nova tecnologia elimina poluentes dos motores diesel

Redação do Site Inovação Tecnológica
06/03/2009

Protótipo da unidade de purificação eletroquímica dos gases de escapamento,
instalado em um motor diesel de 0,5 l.[Imagem: Risø National Laboratory for
Sustainable Energy]

Na teoria, os motores a diesel podem se tornar muito mais econômicos e
ambientalmente corretos do que os motores a gasolina, graças ao seu
princípio de funcionamento.

Mas isso é só na teoria, e virtualmente todos os motores diesel que equipam

os caminhões atuais causam sérios problemas de poluição, inclusive com a
emissão de nanopartículas danosas ao sistema respiratório humano,
hidrocarbonetos não queimados e óxidos de nitrogênio (NOx).

Purificação eletroquímica dos gases de escapamento

Agora, engenheiros da Universidade Riso, na Dinamarca, desenvolveram um
novo
sistema de purificação para os gases exauridos pelo escapamento dos motores

a diesel que é mais eficiente e mais barato do que os atuais filtros para
retenção de particulados e tecnologias deNOx - que capturam os óxidos de
nitrogênio.

A técnica, chamada purificação eletroquímica dos gases de escapamento, tem
várias vantagens sobre os atuais filtros e catalisadores, tornando-a
atrativa para uso a curto prazo pela indústria automotiva.

A purificação das partículas de carbono, dos óxidos de nitrogênio tóxicos e

dos hidrocarbonetos não queimados acontece integralmente dentro de uma
única
unidade filtrante.

Diesel sem aditivos

As soluções atualmente disponíveis exigem a instalação de um filtro para
retenção dos particulados e de um catalisador SCR (Selective Catalytic
Reduction) ou de de um absorvedor de NOX ou, ainda, de um recirculador dos
gases exauridos. A adoção dessas tecnologias exige alterações
significativas
no projeto dos veículos, além de impor aumentos de custos significativos.

Outra vantagem da utilização da purificação eletroquímica é que ela
dispensa
a adição de substâncias ao diesel. O filtro também dispensa os metais
preciosos, como a platina, normalmente utilizados nos catalisadores.

A purificação eletroquímica dos gases de escapamento opera de forma
independente da operação do motor, podendo também ser utilizada em motores
estacionários, como os utilizados em geradores elétricos.

Os pesquisadores esperam que sua nova tecnologia esteja pronta para
utilização comercial nos próximos 4 anos.

Nenhum comentário: