segunda-feira, 7 de julho de 2008

Governo federal e Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis assinam termo de compromisso

04/07/2008 - 12h07 - Por Kamila Almeida, do MDS

A ministra em exercício do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Arlete Sampaio, participou nesta quinta-feira (03), da assinatura do Termo de Compromisso entre órgãos do governo federal e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). O documento estabelece o compromisso com o MNCR para construção de uma política pública no reconhecimento do trabalho dos catadores e desenvolvimento de ações para inclusão social e econômica do trabalhador. Serão investidas verbas para construção de galpões, implementação de projetos, aquisição de materiais e equipamentos, cursos técnicos em reciclagem, entre outros.

Além dos investimentos, a Unesco vai relançar o edital para projetos de apoio à organização de catadores. O edital permitirá fazer uma pesquisa sobre custo da coleta seletiva realizada pelos catadores em comparação com a coleta realizada pelas Prefeituras e pelas empresas para verificar o impacto dos trabalhos dos catadores para a cadeia produtiva da reciclagem. “Temos o compromisso de realizar ações para reconhecer os catadores”, reforçou Arlete Sampaio.

Participaram da assinatura representantes dos ministérios do Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior, das Cidades, da Saúde, do Trabalho e Emprego, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e da Educação, da Caixa Econômica Federal, Subsecretaria de Direitos Humanos, BNDES, Casa Civil, Fundação Banco do Brasil e Petrobrás.

Crédito de imagem: André Carvalho/MDS

(Envolverde/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola.

Representantes do governo do pais de todos.

Gostarimaos de começar fazendo essa reflexão o lema do poder publico federal não que a nação realmente seja de todos, então salientamos a realização de uma avaliação da atuação do mncr na Bahia, que não agregar e congrega uma legião de atores que trabalham e sobrevivem da catação do material reciclavel, por isso na hora de as politicas publicas chegarem até todos como de fato tem que ser, na Bahia isso não acontece. Por esse motivo gostariamos de solicitar em carater de urgencia uma avaliação dos procedimentos do MNCR NA BAHIA.

JÁ ESTEVE VIVISITANDO PARTE DESSES ATORES NA BAHIA REPRESENTANTE DO MDS, CONHECENDO E RECONHECENDO A REALIDADE DOS GRUPOS QUE NÃO SÃO ATENDIDOS COM A POLITICA PUBLICA DO GOVERNO FEDERAL ,NO ESTADO.....

AGUARDAMOS RETORNO DO GOVERNO FEDERAL URGENTE......

POIS ACREDITAMOS DE FATO QUE O CENARIO QUE AJUDAMOS A CONSTRUIR É DE FATO PARA UMA NAÇÃO DE TODOS...

ATENCIOSAMENTE,


JOILSON SANTANA
PRESIDENTE DA CAMAPET
71 33135542

Anônimo disse...

Senhores gestores de nosso Brasil!

Concordo plenamente com comentário do companheiro Joilson da CAMAPET,
Se é terra de todos nós porque a rede Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, não está neste senário, é preciso rever este conceito MNCR da Bahia.
"Pois pimenta no olho do é refresco"
Manoel
Coop. Amigos do Planeta