segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ecojogos

De forma lúdica "ecojogos" informam as pessoas sobre problemas ambientais e sociais enfrentados pela humanidade.

Falar sobre os problemas que afligem a sociedade e introduzir novos conceitos não é tarefa fácil. Mesmo quando os assuntos em questão são de interesse de todos, como acontece com os temas ambientais e relativos à sustentabilidade das atividades humanas no planeta. Para tornar mais suave a lição, a moderna pedagogia ensina que buscar formas originais de comunicar o conteúdo pode ajudar, e muito, na aprendizagem. Tornando o processo mais rápido, eficiente e por que
não, divertido!

Por outro lado, para que jogos e brinquedos comercializados no mercado continuem atrativos é preciso que se mantenham antenados com o perfil do consumidor contemporâneo. Assim, o desafio é duplo. É necessário facilitar a compreensão de conceitos modernos, aproveitando maneiras lúdicas de transmitir o conhecimento e fomentar a crítica. Ao mesmo tempo, é preciso conseguir fazer isso conquistando e prendendo o interesse dos que estão sendo educados.
Uma das soluções encontradas pelos fabricantes e criadores de jogos, brinquedos e materiais didáticos de apoio é investir nos
chamados "ecojogos", que divertem e transmitem mensagens em prol do meio ambiente e de atitudes sustentáveis.

Nessa linha, a Estrela, tradicional fabricante de jogos e brinquedos, acaba de lançar o "Banco Imobiliário Sustentável", versão ambientalmente correta do consagrado jogo de tabuleiro, criado em 1944. Na versão renovada, a mecânica do jogo está
totalmente ligada ao tema da sustentabilidade. Em vez de bairros e ruas importantes, as casas do tabuleiro representam reservas
naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros e Serra da Mantiqueira. "A dinâmica do jogo foi desenvolvida para ser um processo pedagógico, que premia quem tem preocupação ecológica e pune quem não tem", explica Aires Leal Fernandes, Diretor de marketing da Brinquedos Estrela.

A preocupação ambiental não fica só por conta dos jogadores, o próprio jogo físico é ecologicamente mais correto. As peças
plásticas são feitas com o chamado "plástico verde", fabricado com um polímero derivado de cana de açúcar. O material além de ser biodegradável ainda contribuiu para a redução do efeito estufa ao absorver e fixar CO2 (gás carbônico) da atmosfera, durante o
crescimento das plantas. O tabuleiro, a embalagem e as cartas são feitos com papel reciclado.

Ainda, no Banco Imobiliário Sustentável, as companhias de transporte foram substituídas por empresas como Companhia de Reciclagem Energética, Companhia de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica. As cartas de Revés ou Sorte trazem, como exemplo, a mensagem de revés "sua empresa foi multada por poluir demais", ou a mensagem de sorte "você protegeu suas terras do desmatamento e faturou com o turismo ecológico".

O novo "ecojogo" chega ao mercado em julho, mas em edição limitada. Serão 10 mil unidades comercializados exclusivamente na rede de lojas do Wal-Mart Brasil, Parceiro Estratégico do Akatu, que também desenvolve um amplo programa interno de sustentabilidade. "Só teremos escala de produção para ampliar as vendas a partir de 2010, quando a Braskem (empresa responsável pela confecção do "plástico verde") terá concluído a linha de produção do novo polímero", explica Fernandes. A partir desta data, a empresa pretende ampliar gradativamente o uso do "plástico verde" em seus produtos. "A idéia é fazer carrinhos e bonecas com o material, além de novos jogos", conta o diretor de marketing da empresa.

Na linha dos "ecojogos", que além de utilizar o "plástico verde" em sua fabricação também abordam temas ambientais, a Estrela já tem programado o lançamento do "Mundo Novo", jogo direcionado aos pré-adolescentes e adolescentes e que aborda o aquecimento global. "No jogo os participantes vão trabalhar para salvar os continentes dos problemas causados pelo aquecimento do planeta", conta Fernandes.

Ecojogos on line - Além do novo Banco imobiliário estão também disponíveis na web diferentes jogos que tratam os temas ambientais e o conceito de sustentabilidade de forma lúdica. Maurício Gibrin, game designer, parceiro no desenvolvimento dos jogos cooperativos utilizados nas capacitações do Akatu, é um dos criadores do Greenpeace WeAther, jogo colaborativo em que o objetivo é salvar a Terra dos desastres ambientais. "É um jogo 100% cooperativo. O mundo está cheio de poluição e crises devido ao aquecimento global, entre outros fatores, e todos os jogadores precisam se unir para resolver os problemas do mundo. Se não conseguirem, todos perdem o jogo", explica Gibrin.

O WeAther, ganhador do Leão de Bronze na edição 2008 do Festival de Cannes, foi desenvolvido para o Greenpeace, em parceira com a AlmapBBDO, pela colmeia (produtora especializada na realização de projetos em novas mídias, como games, celular e internet ) e pelos game designers Fabiano Onça e Maurício Gibrin. O jogo está disponível on line, no endereço www.greenpeaceweather.com.br.
Para jogar é preciso reunir de 2 a 4 jogadores na internet. Um protótipo da versão de tabuleiro já está pronto e aguarda patrocínio para ser fabricado em escala.

O game designer Maurício Gibrin leva na bagagem o reconhecimento internacional pela criação do jogo "Ilha de Waka Waka", premiado no concurso de criadores de Boulogne-Billancourt em 2004, um dos mais importantes do setor. Ele acredita que tratar de temas complexos e importantes como sustentabilidade e aquecimento global usando jogos é uma maneira agradável de aproximá-los do dia-a-dia das pessoas. "Espero que os jogos ajudem as pessoas a abrirem os olhos. O jogo alerta as pessoas e as faz reavaliar seu modo de pensar", conclui.

Decisão do mercado – Muito além do idealismo, no entanto, investir a temática ambiental passou a ser também uma importante estratégia para quem pretende se manter alinhado com o que pensa e quer o consumidor contemporâneo. O diretor de marketing da Brinquedos
Estrela acredita que, embora não existam pesquisas quantitativas no país que comprovem o crescimento da demanda por "ecojogos", investir no tema da sustentabilidade vai ao encontro dos desejos do consumidor. "A indústria de brinquedos nada mais é do que um espelho daquilo que a sociedade está discutindo no momento", explica.

E sustentabilidade, acredita Fernandes, já está na pauta dos brasileiros. Ele explica que a Estrela realiza periodicamente
pesquisas qualitativas (com os chamados Focus Groups) para avaliar quais os assuntos e temas de interesse da população e, dessa forma, manter seus produtos em dia com o mercado. "E a questão da sustentabilidade já é um assunto recorrente nessas pesquisas", conta.

Mas se no Brasil a tendência de criação dos "ecojogos" está apenas começando, ela já é uma realidade na Europa, em especial na Alemanha e na França. "Fora do Brasil existem inclusive empresas que só fazem `ecojogos', tanto no que diz respeito aos materiais, quanto aos próprios temas abordados", conta Gibrin. Segundo o game designer, na França, os desenvolvedores de jogos ecológicos têm especial fascínio pelos temas relacionados à Floresta Amazônica e investem pesado no setor.

No Brasil, porém, a maioria dos "ecojogos" ainda está disponível apenas nas páginas da web. E como descobrir novidades com qualidade na internet nem sempre é fácil, Maurício Gibrin destaca algumas características que podem servir de pistas para identificar um "ecojogo" com mais facilidade. Confira a seguir:

- O "ecojogo" sempre passa uma mensagem (relacionada às questões ambientais e de sustentabilidade);

- Ajuda o jogador a pensar sobre o tema ou mensagem e a analisar seus próprios pontos de vista sob uma nova ótica;

- São, em geral, cooperativos, ou seja, todos os jogadores trabalham juntos para atingir o mesmo objetivo e ganham ou perdem, em equipe, embora alguns ainda sejam competitivos;

- São fabricados com materiais ecologicamente corretos;

Gibrin, alerta, no entanto, que os "ecojogos" embora cumpram um papel importante ao transmitir conhecimentos e auxiliar na difusão de novos modos de pensar, ainda são, acima de tudo, uma forma de entretenimento. "Todo jogo tem que continuar a ser divertido, senão perde sua razão de ser", ensina o especialista.

Para jogar on line

WeAther

O "WeAther", do Greenpeace, trata dos problemas causados pela emissão de gases poluentes e pelo aquecimento global. Site em português.

http://www.greenpeaceweather.com.br/

Energyville – O jogador precisa providenciar energia em quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 3,9 milhões de pessoas e, ao mesmo tempo, mantê-la limpa, segura e economicamente viável. As escolhas dos jogadores têm impactos econômicos, tecnológicos e ambientais sentidos pelos moradores locais. Versão em inglês.

http://www.willyoujoinus.com/energyville/

Honoloko

O jogo acontece na Ilha de Honoloko, que é muito semelhante ao nosso mundo e onde as nossas ações impactam o meio ambiente onde vivemos.
O objetivo do jogador é tomar decisões que melhorem a saúde dos habitantes e o ambiente de Honoloko. O jogo é direcionado a jovens e adultos. O jogador pode escolher entre 26 idiomas, inclusive uma versão em português.

http://honoloko.eea.europa.eu/Honoloko.html

Para as crianças:

Eco Kids – Site feito sob medida para a criançada. Propõe-se a transmitir aos pequenos, por meio de jogos e entretenimento,
conhecimentos básicos sobre cidadania e meio ambiente. O público-alvo são crianças entre 4 e 7 anos. Site em português.

http://www1.uol.com.br/ecokids/

Ecoagents – Special Units

Os jogadores podem se tornar Ecoagentes, da Agência Européia do Ambiente (AEA), encarregada de recolher informações sobre o ambiente em toda a Europa. Como ecoagentes podem ajudar a proteger o meio ambiente e os recursos naturais. O público-alvo são jovens e crianças de 7 a 14 anos, mas o site é inglês.

http://ecoagents.eea.europa.eu/
(Envolverde/Instituto Akatu)

Nenhum comentário: