segunda-feira, 9 de maio de 2011

Para um trânsito mais sustentável

Volta e meia a gente sempre fala sobre o futuro elétrico dos carros. Não dá pra ficar só pensando no futuro, não é mesmo? Quais são os melhores hábitos para ser sustentável quando você estiver dentro da sua caranga?
Essa foi a pergunta que a revista Super Interessante se fez. Como resultado, algumas dicas foram feitas.
  1. Dê carona. Todo mundo sabe que levar amigos para o mesmo lado que você vai, faz com que se tenha pelo menos um carro a menos nas ruas.
  2. Faça revisões, inclusive dos pneus. Carro que tem troca de óleo em dia e pneus bem calibrados, garantem uma boa vida útil do carro.
  3. Tome cuidado com o ar condicionado. Ele pode fazer o consumo de combustível ficar 20% maior.
  4. Não force o motor. Quanto mais estável você ficar na estrada, menos ele gasta. Saltar de velocidades rápidas (de 90 km/h para 120 km/h, por exemplo) oide fazer o gasto subir para 30%.
E você, leitor, tem alguma dica que usa para fazer o trânsito ficar mais tranquilo? Use os comentários para nos falar o que você faz.

Um comentário:

Rodrigo Langeani disse...

Vitão muito legal suas dicas, o único problema é que elas são elaboradas a partir do ponto de vista do carro.
Será que é justo continuarmos priorizando esse meio de transporte, já que em alguams cidades (como são paulo) as ruas e avenidas conrrespondem a 70% do espaço urbano total.
Outro ponto que é pouco discutido no Brasil é a questão dos meios de transporte alternativos. Olha só esse artigo que fala sobre o peso de nossas escolhas no meio ambiente e no trânsito da cidade: http://www.espiritooutdoor.com/?p=410
Abração,