sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estudantes de SP fazem projeto para usar energia gerada pelas catracas do metrô

Nós já falamos que a relação catraca/energia não fica só na propaganda. Mas faltava um bom projeto para utilizar essa nova matriz de energia limpa. Bem, faltava. Pois já existe um projeto para utilizar a rede de catracas paulista para gerar energia elétrica!
São mais de dois milhões de pessoas, por dia, rodando as catracas do metrô. O projeto foi concebido por três alunos da Faculdade de Engenharia Industrial, a FEI, quer utilizar toda essa energia cinética, que faz a catraca rodar, para gerar eletricidade. Renato Góis Figueiredo, Lucas Rodrigues Lamas e Tatiane da Silva querem colocar geradores elétricos em cada uma das roletas da cidade.
O projeto já venceu, no ano passado, um importante concurso de iniciativas para produção de energia, o EDP University Challenge.
A ideia é ótima, mas existe um problema para o futuro:


Essas da foto são as novas catracas do metrô paulista. Elas não são “catracas”, exatamente. De qualquer forma, o governo pode facilmente colocar modelos de catraca tradicionais para incentivar a geração de energia limpa e, melhor ainda, expandir o gerador para todas as portas e catracas de locais e transportes públicos.

Nenhum comentário: