quinta-feira, 8 de maio de 2008

Atenta aos efeitos negativos que os resíduos de suas obras podem causar à natureza, Emplavi separa os materiais recicláveis e os comercializa.

Brasília - O cuidado com o meio ambiente tornou-se um assunto relevante entre os diversos setores da economia. Aos poucos, a sociedade e as empresas passam a incorporar práticas que favorecem o desenvolvimento sustentável.

Só para se ter uma idéia, o setor de construção civil é um dos que mais gera resíduos. Encontrar formas de minimizar o impacto no meio ambiente é, de certa forma, uma preocupação desse segmento como um todo. A Resolução nº 307 de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), criou uma metodologia de segregação de resíduos sólidos gerados nos canteiros de obras para reciclagem dos mesmos.

A Emplavi, por exemplo, busca alternativas para diminuir os efeitos negativos que a grande quantidade de resíduos causa à natureza. A construtora separa os resíduos provenientes das obras por classificação. De acordo com gerente de engenharia da Emplavi, Walter Segond, no canteiro de obras, há contêineres para realizar essa segregação. Os resíduos que podem ser reciclados, como plásticos, madeira, papelão, vidro, metais, entre outros materiais são repassados para as indústrias de reciclagem. "Com isso, o meio ambiente ganha e a empresa também. Os recursos provenientes da comercialização desses materiais são utilizados para a realização de eventos internos promovidos pela empresa.

Os resíduos das outras categorias, contudo, como concreto, argamassa, tijolos, gesso, tintas, solventes e óleos ainda não possuem um espaço pré-destinado e acabam sendo descarregados nos lixões. Mas o setor já pleiteia junto ao governo uma área no Distrito Federal para o armazenamento final dos resíduos coletados, já segregados, e a sua reciclagem.

Além de reciclar seus resíduos, a construtora utiliza materiais que podem ser reaproveitados em outras obras. "Os tapumes que cercam o canteiro são metálicos e podem ser reutilizados em futuras obras", conclui Segond.

Perfil da Emplavi - A Emplavi já entregou, até hoje, mais de 23 mil imóveis no Distrito Federal rigorosamente no prazo. Entre seus principais empreendimentos já entregues, destacam-se o Mix Park Sul (SGAS 910), Omega Center (CCSW 5), Summer Park (SGAS 910), Master Place e Park Ville (SGAN 912), Residencial Porto Feliz (CCSW 3), Residencial Bela Vista (CCSW 3), Montserrat (QMSW 5), Top Master (CCSW 4), Le Monde (Águas Claras) e Vital Brasília (710/711 Sul).

Nenhum comentário: