quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Indonésia planeja plantar 79 milhões de árvores

A Indonésia, que está perdendo suas florestas numa velocidade muito maior do que qualquer outro país, espera plantar 79 milhões de árvores em um único dia, antes do encontro de mudanças climáticas da ONU deste ano – foi o que anunciou o porta-voz do ministro de Florestas na última sexta-feira.


As árvores, na sua maioria eucalipto e teka, serão plantadas ao longo do quarto maior país do mundo no dia 28 de novembro, dizo porta-voz. «Nosso objetivo é tornar a Indonésia mais verde o mais rápido possível e reduzir a degradação florestal ao máximo», ressalta.


Segundo o Greenpeace, a Indonésia perde o equivalente a 300 campos de futebol a cada hora. Cerca de 4.5 milhões de acres de floresta foram destruídos a cada ano entre 2000 e 2005, uma taxa de 2% ao ano, declarou o grupo ambientalista. O Ministério de Florestas não contestou a declaração.


Além do corte de madeira para o comércio, as florestas indonésias também estão sendo dizimadas pelo fogo e pelo desmatamento devido às plantações para óleo de palma. Em 2003 o país assinou uma série de iniciativas conservacionistas, incluindo acordos com o Japão e com a União Européia para banir a importação de produtos do desmatamento ilegal.


Em dezembro, a Indonésia sediará o encontro da ONU sobre mudanças climáticas. Ministros do Meio Ambiente de 80 países irão se encontrar na ilha de Bali para iniciar as discussões sobre as ações que o mundo deve tomar após o final do primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto, em 2012.




Traduzido por Fernanda Muller, CarbonoBrasil


Fonte: Carbono Brasil / Yahoo News/AP



Fonte: Carbono Brasil
Contato (xxx@rebia.org.br)

Nenhum comentário: