quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Desastres naturais atingem seis milhões de pessoas no Brasil

Cerca de seis milhões de pessoas foram afetadas por desastres naturais este ano no País, segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil – Sedec, do Ministério da Integração Nacional. Entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 730 desastres naturais no Brasil, entre inundações, deslizamentos, vendavais, tempestades, estiagens, secas, pragas e incêndios florestais. Pelo menos 146 mil ficaram desalojadas e 40 mil desabrigadas.


A estiagem atingiu 285 municípios brasileiros localizados em oito Estados. Para amenizar o sofrimento causado a 3,4 milhões de pessoas pela falta de chuva, o Ministério da Integração Nacional gastou cerca de R$ 71 milhões com a operação Carro Pipa - Programa Emergencial de Distribuição de Água nos municípios atingidos pela estiagem no Nordeste.


Entre os desastres naturais que afetam o Brasil estão, ainda, as enchentes ou inundações graduais e as enxurradas ou inundações bruscas. Este ano, as enxurradas afetaram 2,2 milhões de pessoas e a as enchentes, 534 mil.


Para o secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, a maior parte destes desastres poderia ser evitada com ações preventivas. "É o caso dos deslizamentos dos morros. Se for feito um trabalho preventivo com a participação da população local, muitas vidas serão poupadas", afirma Guimarães.


O Ministério da Integração Nacional distribuiu, desde o início do ano, 161 mil cestas básicas, que beneficiaram 1,3 milhão de moradores das regiões atingidas.


Fonte: Estadão Online.



Fonte: Ong AMDA
Contato (xxx@rebia.org.br)

Nenhum comentário: