quinta-feira, 30 de julho de 2009

Disque Ambiente tem aumento de 58% no número de ligações

Foram mais de 4 mil ligações em junho; saiba como ajudar a combater crimes ambientais

Atualizado em 27 de julho às 16h15

Todo cidadão que presenciar crimes ambientais, como desmatamentos, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do ar e emergências químicas, deve ligar para o Disque Ambiente (0800-113560) - o canal de denúncias e informações da Secretaria do Meio Ambiente.

Criado há mais de 10 anos, a média de atendimentos é de 3 mil ligações por mês. Com a campanha de divulgação realizada durante a Semana do Meio Ambiente (entre os dias 2 a 5 de junho), o número de ligações cresceu 58% na comparação com o mês de maio. Em junho, foram registradas 4.686 ligações.

A maior parte delas (51%), foram solicitações de informações sobre o meio ambiente. Na sequência, ficaram denúncias por emissão de fumaça (17,4%), supressão da vegetação, tráfico ilegal de animais silvestres e ocupações irregulares em área de proteção (6,3%) e poluição (4%).

Atendimento 24 horas

O Disque Ambiente foi aperfeiçoado em setembro do ano passado. Agora, o 0800 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O atendimento é feito por especialistas da área ambiental e com um menu simplificado, para não confundir a pessoa que faz a denúncia.

Atualmente, 25 funcionários atendem às ligações. O denunciante que quiser se identificar pode acompanhar o caso. Ele recebe em casa uma correspondência esclarecendo os resultados da denúncia, que é encaminhada para os órgãos vinculados à Secretaria, como a Polícia Militar Ambiental, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN).

Um dos objetivos da Secretaria é ampliar a divulgação do canal de denúncias e, com isso, aumentar a participação da sociedade para combater os crimes ambientais. Com a atual infraestrutura, o Disque Ambiente tem capacidade operacional para atender até 12 mil ligações todos os dias.

Da Secretaria do Meio Ambiente

2 comentários:

Unknown disse...

olá !
verdade,e a mídia ta apoiando isso,
mas eu acho que meio ambiente num é recurso.
essa é a visão que tinhamos que mudar.
seguindo, ok ?

www.dreadpersona.blogspot.com
libertação animal,
graffiti,
reciclagem,
receitas vegans
dicas em geral,curiosidades...
e PERSONAGENS CLÁSSICOS ,AGORA COM DREAD.

Anônimo disse...

Esta é mais uma das inúmeras loucuras que acontecem com o Paraíba do Sul. Este rio de dominialidade federal,não conta com a fiscalização da Secretaria do Patrimônio da União, que deveria zelar pelas ocupações da calha e das margens. Todas as intervenções no rio que não estejam formalizadas na SPU são ilegais e devem ser denunciadas ao Ministério Público Federal.O MPF já instaurou dezenas de procedimentos no município de Volta Redonda, que obrigaram a SPU a sir da sua letargia.Isto deve ser aplicado para todo o rio em prol da sua preservação.Denunciem!