sábado, 6 de outubro de 2007

Perdigão multada por contaminação em Goiás

A empresa Perdigão recebeu recentemente uma multa de R$ 500 mil da Agência Ambiental do Estado de Goiás e outra de R$ 7, 2 milhões da prefeitura da cidade de Rio Verde (GO). Uma falha no sistema de bombeamento na unidade industrial da empresa no município causou a contaminação de um manancial do córrego Abóbora, onde é feita a captação de água para a rede de abastecimento público da cidade. A falha comprometeu o abastecimento de água da população e rejeitos de animais, como gordura e pele, foram jogados no rio.

O problema agravou-se porque a Saneago, empresa responsável pelo tratamento de água, foi avisada somente cinco horas depois do acidente e não conseguiu suspender o abastecimento a tempo. A secretaria municipal de meio ambiente estima que aproximadamente 90% da população da cidade tenha ingerido esta água, pois constatou o aumento de casos de infecção intestinal após a contaminação. A Saneago, que também foi responsabilizada e terá que indenizar a população, promete cobrar ressarcimento judicial da Perdigão.

Em 2005 a empresa já havia causado um vazamento para o mesmo córrego e foi notificada pelo Ministério Público. Segundo a promotoria de meio ambiente do município, até hoje o inquérito instaurado na época não foi concluído. O problema é a dificuldade de fiscalização, pois existem apenas dois fiscais do órgão para realizarem perícias como essa.

De Brasília, da Radioagência NP, Gisele Barbieri

04/10/07

Nenhum comentário: