quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Encontro reúne jovens de 30 cidades que atuarão voluntariamente em Programa de EA

Image

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de São Paulo (CJ-SP) deu início ao Programa de Educação Ambiental – Projeto Braço de Orion 001, com o encontro inicial – “Entremundos - Mapeando a Parentada” –, realizado na Vila Élvio, município de Piedade, em parceria com a Prefeitura Municipal e a ONG Taipal.

Reuniu os cerca de 70 jovens que atuarão voluntariamente como facilitadores locais das COMVIDAS para a conclusão da fase Gênese (concepção) do Projeto. A abertura contou com a presença do Diretor de Educação de Piedade, Caio da Silva Martori e o sr. Miguel, morador da Vila Élvio há mais de 120 anos :)

O “Entremundos” promoveu a integração dos jovens com idades entre 14 e 29 anos que animarão os Coletivos Jovens em suas respectivas cidades. Muitos já são atores sociais ativos em suas comunidades, que através do princípio “jovem educa jovem”, desenvolverão com os outros o interesse pela participação cidadã por meio das questões socioambientais.

Para Willian Vasconcellos, 24 anos, de Bertioga, o “Entremundos” foi “quatro dias de pura magia de vivenciar e saber, compreendendo a nossa responsabilidade sobre a mãe de todas as mães. A Mãe Terra é nossa e por isso devemos cuidar dessa Terra querida. É dever da gente protegê-la e principalmente saber que somos parte dela e que esse organismo tem que funcionar organicamente sem exploração”.

Norteado pelo Reencamento Humano, o encontro buscou tocar os jovens no coração e despertar novas iniciativas, o senso de coletividade e a unidade, com valorização da diversidade e da amizade, fortalecendo o CJ-SP. Patricia Guisord, de São Paulo, acha que o encontro foi um momento de partilha inesquecível. Para ela, a “Vila Élvio vai ficar em nossas histórias individuais”.

O Projeto Braço de Orion 001 envolverá durante um ano a criação de COMVIDAS em cerca de 70 escolas, distribuídas em cinco Bacias Hidrográficas de São Paulo, com apoio do Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e é parte das ações do Coletivo Educador em parceria com o MMA.

Além do CJ-SP, Coletivos Jovens de mais 18 estados brasileiros também formarão COMVIDAS em escolas somando esforços do Movimento de Juventude e Meio Ambiente para o enraizamento de politicas públicas por meio do incentivo à implementação da Agenda 21 Escolar.

Fazendo a convergência dos conceitos de Educação Ambiental e Sustentabilidade e os 05 eixos metodológicos norteadores do projeto, todo a estratégia gestora será norteada por princípios ecológicos e tem como objetivo central garantir a comunicação e a agilidade da ação entre as cidades.

A proposta tem a finalidade de fortalecer a dinâmica contínua de jovens que educam jovens do Movimento de Juventude e Meio Ambiente e inicia a passos largos a caminhada ao enraizamento da EA realizada por jovens, num ambiente de solidariedade e intercâmbio de experiências em uma comunidade de prática e aprendizagem.

Um portal educomunicativo na WEB (www.flechadeluz.org) permitirá a troca de informações, a comunicação linear mútua e efetiva visão da rede que integram as escolas e comunidades que o Projeto envolve.

Legendas

1. Vila Élvio, em Piedade, interior de São Paulo

2. O diretor de Educação da Prefeitura de Piedade, Caio da Silva Martori, e o morador da Vila Élvio, Seu Miguel.

3. Este é o espírito da juventude agroecológica paulista: anticorpos de Gaia

4. Momentos de integração e dinâmicas autogestionadas foram elementos marcantes do encontro

Fonte: Eixo Comunicação - Conexão Braço de Orion

Nenhum comentário: