Alerta sobre perigo de morte de um dos maiores ambientalistas de São Paulo,
Virgílio Alcides de Farias, Presidente do MDV – Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC
No Município de Diadema/SP existe uma imensa área de floresta preservada, contendo espécies de Mata Atlântica, nascentes e rio, conhecida como Sítio Miguel Reale, localizada em zona densamente urbanizada por industrias, comércios e moradias.
Essa área foi de propriedade do renomado Jurista Prof. Miguel Reale que a adquiriu em 1946, onde morou a desfrutou dos encantos naturais do sítio até sua morte (2006).
Por ser área verde fundamental e memória do renomado jurista, em 2002 foi gravada no Plano Diretor de Diadema como imóvel de Interesse Paisagístico, Histórico, Artístico e Cultural. Só que esse patrimônio de interesse público corre o risco ser destruído.
Numa operação ilegal e suspeita que envolveu agentes públicos da prefeitura, da Câmara de vereadores e uma imobiliária, todos interessados em transformar o sítio num loteamento com mais de 700 apartamentos, em 2008, sem ninguém saber, editaram uma lei excluindo a área do interesse paisagístico e histórico do Plano Diretor, desrespeitando diretrizes da Lei Orgânica e Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Eu e o Virgílio fizemos uma busca junto ao Cartório Eleitoral de Diadema e constatamos doação de campanha por parte do proprietário da imobiliária a candidatos em 2008, época em que a Câmara de vereadores, em plena campanha eleitoral, editou a lei excluindo o sítio do patrimônio paisagístico e histórico da cidade.
O Virgílio está preocupado com sua segurança mas não se cala. Quem o conhece sabe que enquanto ele puder falará aos quatro ventos sobre este crime ambiental que querem cometer.
Quando se mexe com interesses financeiros é assustador, haja vista o que fizeram com Chico Mendes e a freira Dorothy Stang, entre outros.
José Contreras – Diretor do MDV – Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC
Fone: (11) 9949-8988
Obs: Na poesia abaixo, de autoria do Virgílio, ele manifesta preocupação com sua vida.
Sítio Miguel Reale,
O Sítio Miguel Reale, não é apenas uma área verde
É uma paisagem, símbolo de uma história vivida
É resistência a um planejamento urbano irresponsável
É sustentabilidade, um direito de viver melhor a vida.
È vítima de políticos pervertidos, inconseqüentes
É riqueza pública ao interesse privado sucumbida
Causa, que pode ter como saldo imediato, minha morte
No entanto, no plano mediato, não será causa perdida.
Ecologista Virgílio
Nenhum comentário:
Postar um comentário