quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente





O Mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente é uma ação conjunta dos Ministérios da Educação, do Meio Ambiente e da Secretaria Nacional de Juventude, juntamente com a REJUMA (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade) e os Coletivos Jovens de Meio Ambiente.

Visa o envolvimento de jovens de todo o Brasil na elaboração coletiva de diretrizes para as Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente por meio de um processo amplo de aprendizagem e intervenção. Objetiva gerar um processo de participação com vistas à mobilização, fortalecimento e instrumentalização de jovens em todo o Brasil para o enfrentamento da crise socioambiental local e planetária.

A melhor forma encontrada para isso foi estimular e apoiar a realização de eventos de diversas naturezas, mas com a mesma temática, em todo o território nacional. Eventos de pequeno, médio e grande porte. De pequenas reuniões, mutirões, grupos de estudo até Encontros Estaduais e Nacionais de Juventude e Meio Ambiente. O importante é que as ações e os produtos alcançados sejam amplamente comunicados com grande fluxo de troca de informações.

O Mês da Mobilização tem como base a espontaneidade de participação dos jovens interessados e envolvidos com as questões socioambientais, de modo que, em aspectos metodológicos, pretende ser o mais livre possível, adquirindo diversas identidades locais e temáticas.

Para tal, esta participação é alinhada por perguntas estimuladoras e orientadoras, bem como por um sistema virtual de compartilhamento de informações: o website http://www.juventudepelomeioambiente.org.br/

As etapas para a participação no Mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente são:

1 - Auto-declaração e Identificação – Na página virtual (http://www.juventudepelomeioambiente.org.br/) o indivíduo ou grupo inscreve sua ação no Calendário do Mês da Mobilização.

2 – Mobilização – Organização e realização de encontros e ações orientadas pelo texto base e perguntas estimuladoras.

3 – Compartilhamento e encaminhamento dos produtos – Os participantes sistematizam e enviam seus relatos, que ficarão acessíveis a todos os participantes.

Estes produtos serão as bases para a construção das diretrizes para o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente.

Ao final do Mês da Mobilização, teremos um mapa de todos os trabalhos cadastrados e portanto um retrato da juventude que trabalha pelo meio ambiente no Brasil.

Assim, convidamos as Agendas 21 Locais a visitar o site e participar deste movimento uma vez que congregam as juventudes locais e possuem saberes de extrema relevância para o processo em curso: a elaboração de diretrizes para políticas de juventude e meio ambiente para a construção de sociedades sustentáveis.

Contamos com a participação de sua Agenda 21 Local e nos colocamos à disposição em caso de quaisquer dúvidas que possam surgir.

Atenciosamente,

Adriane Goldoni
Agenda 21/DCRS/SAIC/MMA
(61) 3317-1462

Nenhum comentário: