segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

COTIA - Novo aeroporto coloca 789 espécies de animais em risco

A construção de um aeroporto na reserva florestal do Morro Grande, em Cotia, vai colocar 789 espécies de animais em risco. O alerta é da advogada ambientalista Renata de Freitas Martins, que escreveu um artigo sobre o tema.

A área está entre as 8 cotadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Comercial) para receber mais um aeroporto no Estado de São Paulo, como forma de contornar a crise aérea.

Em seu artigo, enviado à imprensa, a advogada afirma que o local escolhido integra uma área de 10.600,11 hectares recoberta por florestas, principalmente de mata Matântica, e é protegida pela lei estadual n.º 1.949/79, por corresponder à cabeceira do rio Cotia.

No local, existem hoje 108 espécie de abelhas, 461 espécies de borboletas, 18 espécies de sapos, 4 de largos e 198 de aves, além de mamíferos, ainda não quantificados, como gambá, tatu-galinha, sagüi, mico-estrela, bugio,
cachorro-do-mato, gato-do-mato, coati, mão-pelada, irara, veado, preá,
capivara, esquilo, ouriço-caixeiro, tapiti e lebrão, dentre outros. Algumas delas, incluindo 13 tipos de aves, já correm risco de extinção.

Ela ressalta ainda que o rio Cotia, que corta a área, faz parte do Sistema Produtor Alto Cotia, responsável pelo abastecimento de cerca de meio milhão de pessoas na região, segundo dados da Sabesp.

A região também foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio
Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo)pois representa uma das últimas massas florestais nativas da região metropolitana de São Paulo

Neblina e Orkut

A advogada ressalta ainda que a região tem um alto índice de incidência de neblina, o que pode inviabilizar vôos durante partes do dia.

Opositores ao aeroporto de Cotia também criaram uma comunidade no Orkut (site de relacionamentos da Internet) para ressaltar a importância da reserva do Morro Grande. O endereço é
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44366840

Um comentário:

Unknown disse...

tem que fazer o aero porto sem derrubar as arvores o mo rador de cotia so vai sair prejudicado com isso vai ajudar o brasil e sp mais naum cotia vai vendo
muito transito
doenças contagiosaas gegaraum aqui primeiro
vamos perder a o resto da nossa fauna e flora por causa de pessoas so desmbarcaraum aqui ou embarcaram
para so atravessacotia pelo centro vai ser + de 2 horas rodrigo glomer25@hotmail.com morador de cotia