sexta-feira, 11 de novembro de 2011

IBAMA disponibiliza cartilha infantil sobre crimes ambientais


Com o objetivo de fazer com que o conhecimento sobre as leis de crimes ambientais chegue facilmente às escolas e crianças, o IBAMA criou a Cartilha da Lei de Crimes Ambientais.
A publicação conta de forma lúdica e ilustrada algumas abordagens e leituras sobre a Lei, tratando principalmente de questões ligadas à ética e ao respeito ao meio ambiente.
Nos quadrinhos, o homem é tratado como ser que compreende o que é certo e errado diante de suas necessidades existenciais e da preservação da natureza. No final da publicação, os exemplos abordados na história são expostos como é feita a prática, e como são colocados pela lei.
Clique aqui para baixar em pdf., ou noi link abaixo 
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/biblioteca/documentos/cartilha-da-lei-de-crimes-ambientais/attachment_download/arquivo

A Lei de Crimes Ambientais, de fevereiro de 1998, também pode ser baixada.,ou noi link abaixo 
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/biblioteca/documentos/lei-no-9.605-ou-lei-de-crimes-ambientais/attachment_download/arquivo

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma multidão se mexendo no Carnaval? São latas no fundo do mar


Faltam bons meses para o Carnaval, mas nunca é cedo para alertarmos sobre quão problemático o evento é para o meio ambiente. As latas de cerveja que você vê aí na imagem não estavam nas ruas ou na areia da praia, o que já seria ruim. Estavam no fundo do mar!
Quem conta o caso é o site Global Garbage que resolveu mergulhar na região do Farol da Barra (Bahia) para verificar a notícia de que haveria uma quantidade absurda de lixo no fundo do mar.
Infelizmente a suspeita se confirmou, e algo próximo a 1500 latas e garrafas plásticas foram encontradas “sambando” de um lado para o outro.
O grupo até tentou sensibilizar a imprensa para dar destaque ao assunto, sem sucesso. Então, mesmo sem cilindros de ar, os voluntários se arriscaram coletando o lixo em grandes sacos e o despejaram em uma área na calçada.
Muitos curiosos paravam para observar a cena que você viu no início da matéria, e ao perguntar a origem do material recebiam a resposta simples: carnaval.
Se a festa tem seu lado negativo tão conhecido pela proliferação de xixi sendo feito na rua, bebida desenfreada e sexo inseguro, não é de se estranhar que a falta de educação vitimasse também o meio ambiente.