quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ECO4PLANET


NOVIDADE: A partir de agora suas pesquisas no eco4planet se transformarão em árvores de verdade!

Mais e mais arvores! O nome originado em “Ecology for planet” faz cada vez mais sentido

Com o entusiasmo de um jovem de pouco mais de 1 ano de vida e a experiência de milhões de pesquisas e usuários, o eco4planet tem o prazer de anunciar que acaba de entrar em nova fase: a partir de hoje, suas pesquisas na Internet se transformarão em árvores (de verdade!).

E o que você precisa fazer? Apenas continuar pesquisando através do eco e compartilhar essa novidade com o maior número de pessoas, pois a cada 50 mil pesquisas uma muda vai pra terra.

Queremos deixar tudo claro (apesar do fundo escuro e do péssimo trocadilho) e por isso já respondemos às perguntas que você teria toda a razão em fazer:

.

Por que plantar árvores?

Nossas ações diárias geram emissão de gás carbônico (dióxido de carbono ou CO2), seja na geração da energia elétrica que usamos em casa, no combustível do carro e também de forma indireta por todos os bens que consumimos cuja fabricação, transporte e armazenamento geram mais uma boa quantidade dos chamados “gases do efeito estufa”.

Plantar árvores tem como função neutralizar essas emissões pois em sua fase de desenvolvimento a árvore absorve CO2 da atmosfera e libera O2 (oxigênio) através da soma das atividades de fotossíntese e quimiossíntese. Ou seja, nossas amigas verdes são verdadeiros filtros de ar, tão necessários para a atmosfera.

E não para por aí, árvores servem de moradia e sombra para diversos animais, evitam o deslizamento de terras, controlam a salinidade do solo e são extremamente importantes para o controle da umidade e temperatura do planeta.

.

Quantas árvores serão plantadas?

Como foi dito, uma árvore a cada 50 mil pesquisas totais, ou seja, não apenas pesquisas suas, mas de todos os visitantes. A quantidade então varia de acordo com o número de pesquisas registradas no site, número esse que você pode acompanhar no rodapé da página principal e dos resultados de pesquisas. Quanto mais pesquisas, mais árvores, então se ainda não o faz, passe a usar o eco4planet como seu mecanismo de buscas padrão, página inicial e divulgue a quantas pessoas puder para que esse número aumente cada vez mais!

.

Onde as árvores serão plantadas?

Os plantios ocorrerão inicialmente no interior do Estado de São Paulo, principalmente na cidade de Ribeirão Preto, e poderão se expandir para outras regiões em uma segunda etapa conforme surgirem parcerias e convites.

.

Quem efetuará o plantio e quando?

Nós! Sim, colocaremos a mão na terra massa com o apoio de estudantes e biólogos para a escolha das mudas, locais e para o plantio propriamente dito, que deverá ocorrer mensalmente sempre em quantidade referente às pesquisas do mês anterior.

.

Como terei certeza de que as árvores estão sendo plantadas?

Informaremos por Twitter a data, hora e local de cada plantio e você está convidado a vir conosco, e é claro, faremos fotos e se possível vídeos para postar aqui no Blog.

.

Posso criar um programa para pesquisar muitas vezes e assim plantar mais árvores?

Isso não daria resultado pois nosso sistema de contagem ignora pesquisas repetidas ou em quantidade anormal. Lembre-se, a melhor forma de colaborar e usando sempre o eco4planet quando for realizar uma pesquisa e principalmente indicando ao máximo possível de pessoas.

.

Como posso contatar a administração do eco4planet?

Para você ou sua empresa contatar-nos a fim de realizar parcerias, enviar sugestões, ou outros interesses em contato (que não sejam dúvidas já que para isso basta usar os comentários aqui do blog), acesse o formulário.

.

Desta forma, somando à economia de energia ao buscar com o eco4planet por apresentar fundo preto no lugar do tradicional fundo branco, aos wallpapers com temática escura e a todas as dicas, informações e notícias trazidas por este blog, esta iniciativa complementa nosso compromisso de apresentar a solução de buscas mais ecologicamente completa, e nos orgulhamos disso e você que faz parte dessa história, deve se orgulhar também.

E como sempre: boas pesquisas!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ecofont

Está disponível para todos os usuários da rede interna da Advocacia-Geral da União a EcoFont, estilo de fonte desenvolvida especialmente para economizar tinta nas impressões (o nome completo da fonte é [WINDOWS-1252?]“Spranq eco [WINDOWS-1252?]sans”).

Proposta pela Comissão A3P-AGU (Agenda Ambiental da Administração Pública), a utilização da fonte foi viabilizada em larga escala pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), mediante ferramenta que já a inseriu em todos os computadores do país.

A iniciativa está descrita no sítio www.ecofont.eu. Trata-se de fonte Open Source, sem restrições comerciais de uso. Pode ser usada em [WINDOWS-1252?]PC’s e [WINDOWS-1252?]MAC’s.

A idéia foi a de incluir pequenos círculos dentro dos traços que formam as letras, que não são preenchidos com tinta quando impresso o documento. A fonte tem uma proporção diferenciada (o tamanho 10 da EcoFont equivale ao tamanho 12 da Times New Roman).

Testes conduzidos pela GTI demonstraram que na impressão praticamente não há perda de qualidade, embora na tela as diferenças sejam perceptíveis. Aferições precisas indicaram os seguintes resultados:

tabela

Nota-se que, em relação à Times New Roman, tamanho 12, a EcoFont, tamanho 10 (dimensões equivalentes), utiliza aproximadamente 12% a menos de tinta. Em comparação com a fonte Arial, tamanho 11, a economia aumenta para 26%.

O gasto anual da AGU com tonners somou aproximadamente R$ 4 milhões em 2008. A economia de 12% acima referida significaria economia de meio milhão de reais, além de minorar efeitos nocivos ao meio ambiente.

Se você deseja tornar a EcoFont sua fonte padrão, veja os tutoriais constantes do endereço www.agu.gov.br/ecofont. No mesmo local é possível baixar a fonte para uso em outros computadores.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do endereço tecnologia@agu.gov.br ou pelo telefone (61) 3105-8001.